Lançada nesta segunda-feira (26/08), terceira fase do Programa promove 13 projetos contemplados via Plataforma Semente. Objetivo é seguir em prol da restauração e conservação de bens valorados como integrantes do patrimônio cultural no estado
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou, nesta segunda-feira, 26 de agosto, a 3ª fase do Programa “Minas para Sempre”. Ao promover a recuperação, restauração e conservação de bens valorados como integrantes do patrimônio cultural no estado de Minas Gerais, a ideia é aprimorar ou restabelecer sua utilização coletiva e preservação para as atuais e futuras gerações. O lançamento no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, anunciou os 13 novos projetos contemplados via Plataforma Semente, com recursos provenientes de medidas compensatórias e mitigatórias entre o MPMG e entes privados.
O “Minas para Sempre” representa, em linhas gerais, o retorno das ações do Ministério Público com os parceiros em entregas para a sociedade. “Esses recursos são da sociedade e o MP buscou uma alternativa criativa, transformando o dano em solução à população. Nesse caso, a restauração e promoção dos bens culturais relevantes para o nosso estado”, reforça o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. O Programa é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (CAOET) e Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC).
Durante o evento, houve o descerramento de uma placa comemorativa a essa 3ª fase, na qual é citado o repasse de recursos ao Museu Mineiro, que foi contemplado com R$ 978 mil. A placa contém os seguintes dizeres: “Minas para Sempre preservando as memórias dos mineiros. Combate a incêndio do Complexo Cultural do Arquivo Público Mineiro e da Diretoria de Museus. Projeto viabilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente”.
Confira as 13 propostas contempladas via Semente e seus respectivos valores:
Caretada dos Amaros
Manifestação popular mais conhecida na região de Paracatu, Noroeste do estado, a “Caretada dos Amaros” (capa) realizou duas apresentações durante a solenidade no Museu Mineiro. A comunidade quilombola dos Amaros é reconhecida pela Fundação Palmares via Portaria 34/2004 e sua família reside hoje, em sua maioria, na região do bairro Paracatuzinho, considerado quilombo urbano.
Para mais informações sobre a manifestação folclórica, CLIQUE AQUI.
Leia também:
Fotos: Camila Soares/MPMG
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604