Reunião fez parte do Ciclo: Transformando Ideias em Projetos e tratou da Chamada Semente nº 06/2025. Prazo de submissão segue aberto e foi prorrogado até 16/11
A Equipe Multidisciplinar do Semente concluiu, nessa terça-feira (28), a agenda de capacitações deste ano para a escrita de propostas socioambientais. O sétimo encontro válido pelo Ciclo: "Transformando Ideias em Projetos", referente à Chamada Semente nº 06/2025, foi realizado em Três Marias e contou com a presença de 23 pessoas no Salão do Júri do Fórum do município localizado na região central do estado. Os participantes tiraram suas dúvidas a respeito da Chamada e também entenderam detalhes do funcionamento da Plataforma e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no processo.
Nesta quarta (29), foi comunicada a prorrogação do prazo de submissão para até o dia 16/11, domingo. Anteriormente, esse período, com início no último dia 2/10, ia até 10/11.
O Promotor de Justiça da Comarca de Três Marias, José Antônio Freitas Dias Leite, e a Promotora de Justiça e Coordenadora Regional das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté, Carolina Lameirinha, ressaltaram o envolvimento do MPMG nas Chamadas de Projetos e como o monitoramento realizado pelo Semente ajuda a garantir transparência e democratização na destinação dos recursos aos proponentes:
"O trabalho do Semente tem se mostrado essencial neste andamento, já que oferece maior agilidade aos processos. Cada etapa é tratada minuciosamente pela Equipe Multidisciplinar, ou seja, garante um andamento mais fácil e direto", completou, na capacitação, o dr. José Antônio Freitas.
Diferentes etapas
A coordenadora do Semente, Anna Beatriz Otoni, falou sobre como funciona o processo de inscrição dos proponentes na Plataforma e detalhou toda a documentação necessária antes de submeter propostas; a analista técnica Carolina Rodrigues deu o passo a passo para o envio de iniciativas, com exemplos práticos, e também explicou o monitoramento a partir do momento em que os projetos entram em execução; já a analista financeira Marielle Costa revelou a dinâmica das diferentes rubricas orçamentárias e tirou dúvidas contábeis que surgiram sobre os projetos.
A presidente da Associação de Catadores de Materiais Reaproveitáveis e Amigos (Catamigos), Rosa Helena Sampaio, valorizou a chance de conhecer as diferentes etapas do trabalho realizado pelo Semente, bem como a presença do MPMG na capacitação e nas Chamadas de Projetos: "Ótima oportunidade para entendermos direitinho todo o processo prévio à submissão, para nós e para a comunidade envolvida, que veio participar", lembrou.
A Chamada Semente nº 06/2025 vai selecionar cinco projetos, com valor máximo de R$ 250 mil cada e atuação no município de Três Marias, nas temáticas "Resíduos Sólidos" ou "Proteção e Preservação de Veredas". Ela fica aberta para a submissão de propostas, portanto, até as 23h59 do dia 16 de novembro.
Sobre o Semente
O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Fotos: Francisco Luz/Semente
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601