Publicado em: 05/03/2024
436

Gruta Maquiné, 190 anos. Um ícone do Patrimônio Espeleológico Brasileiro

Objetivo principal do projeto é divulgar o patrimônio histórico e espeleológico da Gruta Maquiné, em seus 190 anos de história, por meio de um livro, mídias eletrônicas e trabalhos científicos em Espeleologia

A Gruta Maquiné é uma caverna aberta à visitação pública de relevância única no contexto brasileiro e além, porém, poucos projetos científicos apontam sua importância nos âmbitos histórico e patrimonial. Ao tratar da sua descoberta, para exemplificar, é difícil cravar com exatidão o ano de 1825, por Joaquim Maria Maquiné. Por outro lado, o naturalista Peter Lund foi declarado descobridor da gruta após visitá-la, em 1834. Diante desse cenário de desconhecimento dos processos que tornaram a Gruta Maquiné uma referência de caverna aberta à visitação pública, o presente projeto visa sensibilizar acerca da importância de preservá-la, nos seus 190 anos de história.

Além disso, a ideia atende ao “componente 3” do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico, que aponta a utilização sustentável dos componentes desse patrimônio; e também prioriza metas desse uso sustentável do mesmo, incluindo o ordenamento do espeloturismo e o apoio a práticas e negócios que garantam a manutenção da sua geodiversidade e funcionalidade.

Ainda, o “componente 5”, que aborda a divulgação sobre o Patrimônio Espeleológico, comunicando aos setores interessados informações referentes a ele, com a participação da sociedade e comunidade científica. Em busca desse olhar sensível pelo bem da Gruta, o projeto propõe o desenvolvimento de um livro, peças em mídias eletrônicas e trabalhos científicos em Espeleologia. Entre seus objetivos específicos, destacam-se o apoio a ações sustentáveis da Maquiné e ampliar o conhecimento voltado à conservação e gestão do Patrimônio Espeleológico brasileiro, entre outras iniciativas.

Essa proposta foi contemplada na 2ª fase do Programa Minas Para Sempre, em cumprimento ao parágrafo segundo da Cláusula Segunda do Inquérito Civil nº 0027.23.000877-6.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Opilião - Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE)

Data de Início: 09 de fevereiro de 2024

Municípios de Execução: Curvelo, Pedro Leopoldo, Baldim, Sete Lagoas, Cordisburgo, Matozinhos, Lagoa Santa, Paraopeba, Jequitibá

Orçamento do Projeto: R$ 274.260,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

 

Foto: minasgerais.com.br/Divulgação

Prestação de contas

Programa Minas para Sempre - Fase II

Saiba mais sobre os projetos contemplados.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: