Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de MG desenvolve, desde 2016, projetos de comunicação em suporte à sociedade civil e entidades públicas de defesa do meio ambiente
Dar continuidade ao programa de produção de conteúdo didático e informativo de relevância à sociedade mineira e membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), bem como de projetos executados pela sociedade civil e apoiados pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), como forma de estreitar o fluxo de informações junto aos seus públicos. Com essa proposta, o órgão conta com o apoio do Observatório Lei.A, na geração e difusão do conhecimento relacionado ao meio ambiente.
O CAOMA apoia centenas de projetos executados pela sociedade civil organizada, via Plataforma Semente, e outros tantos em parcerias com os demais CAOs do MPMG e órgãos governamentais. Esse arranjo estrutural gera um volume grandioso de informações técnicas que, se devidamente decodificadas por meio da Comunicação, tornam-se potentes oportunidades no estreitamento da relação entre a sociedade, Promotorias de Justiça, entidades públicas e ONGs que atuam tecnicamente na defesa do meio ambiente em Minas.
Os resultados da Fase I justificam, portanto, a execução deste projeto (Fase II), com estrutura de Comunicação Ambiental especializada na produção de conteúdo decodificado, moderno e de fácil entendimento a ser ofertado à sociedade mineira. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula 9 do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nºs 0090.16.000264-9, 0319.03.000008-1 e 0319.16.000072-9.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram siga @novosemente.
Proponente: Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 506.000,00
Período de Execução: 6 meses
Data da Contemplação: 22 de novembro de 2023
Status: Em andamento
Foto: Cachoeira do Bicame (Lapinha da Serra) | Tom Alves
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 26 e 27/06/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre 19 e 21/03/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604