Publicado em: 04/08/2025
109

Painel Abstrato, de Mário Silésio, volta a dar cores a prédio simbólico

Obra passou por trabalhos de restauração e conservação por cerca de um ano em projeto contemplado pelo Programa Minas Para Sempre, via Semente/MPMG

 

Os cidadãos de Belo Horizonte que passaram pela Avenida João Pinheiro nesta segunda-feira (4/8) foram agraciados com as novas cores de uma antiga obra de arte que faz parte da história da cidade. Depois de um ano de trabalhos de restauração e conservação, o painel cerâmico "Abstrato", de Mário Silésio, volta a adornar a fachada da Corregedoria da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o antigo prédio do Detran-MG, ícone da arquitetura modernista da capital mineira. O projeto que tocou o restauro foi contemplado, via Semente, na primeira fase do Programa Minas Para Sempre.

O painel, datado de 1959, possui 13,12 m de comprimento por 2,13 m de altura, e 31 cm de profundidade. Foi constituído por 630 lajotas, retangulares e vitrificadas, assentadas sobre parede de alvenaria, construída para esse fim, na fachada externa do prédio. As cerâmicas são de uma antiga fábrica paulista, desativada em 1999. Elas medem aproximadamente 30x15 cm e pesam cerca de 1 kg cada.

A cerimônia realizada na antiga sede do Detran-MG, que agora abriga a Corregedoria da PCMG, contou com as presenças do coordenador de Patrimônio Cultural (CPPC/MPMG), Marcelo Azevedo Maffra; secretário de Estado de Cultura, Leônidas de Oliveira; chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge; coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA/MPMG), Luciano Luz Badini Martins; presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), João Paulo Martins; corregedora da PCMG, Elizabeth de Freitas Assis Rocha; e com o ilustre acompanhamento do filho do artista, Gustavo Silésio.


Ícone do modernismo

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Maffra, "a restauração do painel de Mário Silésio é uma iniciativa feita por diversas pessoas e instituições e que agora retorna, não apenas para a população de Belo Horizonte, mas para Minas Gerais e todo o Brasil. Esse ícone da arquitetura modernista, tão representativo da potência artística do nosso estado, agora está restaurado. Então, é uma alegria para o Ministério Público, em parceria com a Polícia Civil e a UFMG, entregar essa importante obra. Espero que ela sirva de exemplo para replicarmos a iniciativa e andarmos cada vez mais de forma integrada na preservação do nosso patrimônio".

O secretário Leônidas de Oliveira destacou que "Minas Gerais é o estado com mais políticas de preservação do patrimônio cultural e o Ministério Público tem dado uma contribuição enorme" para o andamento dessas políticas: "62% do patrimônio protegido no país está em Minas Gerais, e 25% dos municípios brasileiros que se declararam turísticos ao Ministério do Turismo estão aqui. Temos dez patrimônios que são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Minas Gerais é disparado o estado que mais preserva o patrimônio histórico e isso, sem o MP, seria impossível", completou.


A restauração e o artista

O projeto, contemplado via Semente, foi executado pelo Centro de Conservação e Restauração (Cecor) da Escola de Belas Artes da UFMG, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), proponente da proposta. O painel encontrava-se em situação de alta vulnerabilidade e avançado estado de deterioração, necessitando de urgente intervenção. Nesse sentido, o Cecor propôs a execução da conservação e restauração dos painéis, cujos resultados geram impacto no patrimônio propriamente dito e ainda proporcionam formação de pessoal, avanço na pesquisa e divulgação da riqueza da arte mineira.

Mário Silésio (1913-1990) é considerado um importante representante da arte mural no Brasil, com um estilo singular referente à estética do abstrato geométrico, com influência dos movimentos concretista e neoconcretista.


Sobre o Semente

O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

No Instagram: @novosemente.


Com informações da Assessoria de Comunicação Integrada do MPMG

Fotos: Francisco Luz/Semente

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: