
Igreja Matriz do distrito de Ouro Preto, que contou com a recuperação arquitetônica nas fases anteriores, passa agora por intervenções nos seus bens artísticos
A influência de Ouro Preto na história de Minas Gerais vai muito além da sede do município, com sua trajetória como antiga capital do estado e um verdadeiro patrimônio cultural. Os diversos distritos que compõem o território da cidade também contam com suas próprias histórias – como é o caso de São Bartolomeu. Localizado a 18km do centro ouropretano e fundado ainda no século XVII pelos bandeirantes que buscavam ouro na capitania das Geraes, o povoado tem na sua Igreja Matriz de São Bartolomeu uma jóia da arquitetura típica mineira do início do século XVIII.
No entanto, o tempo foi cruel com o templo católico, e a Matriz sofreu durante anos com problemas de conservação. Para sanar tais questões e devolver à igreja o seu "esplendor original", o projeto "Restauração da Igreja Matriz de São Bartolomeu" tem recuperado a edificação, com um trabalho feito passo-a-passo. Depois de duas fases que trataram de questões estruturais e arquitetônicas, a terceira etapa da iniciativa trabalha agora com o resgate das primeiras artes, cores e imagens que recebiam a comunidade desde a primeira metade dos anos 1700.
Relembre:
O Semente esteve em São Bartolomeu na última sexta-feira (12/12) para acompanhar o andamento das atividades, que transformaram a Matriz no chamado "canteiro de obras". Atualmente, mais de 20 pessoas realizam um trabalho minucioso, paciente e detalhista para recuperar a história que parecia perdida debaixo de tantos anos e camadas de tinta. Veja as fotos ao final da matéria.
Para executar esse restauro, o proponente Joaquim Artes e Ofícios precisou respeitar o projeto pré-aprovado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o objetivo de verificar se havia como resgatar o trabalho “original”, por assim dizer. E os resultados foram positivos: a Capela-Mor e o Altar Principal passam por atividades de higienizações mecânica e química, fixação da policromia e remoção da repintura do forro do camarim, de suas paredes laterais e portas e da cimalha. Na Nave da igreja, os mesmos processos estão sendo feitos nos Retábulos Colateral Evangelho, no Colateral Epístola e no Lateral.
A proposta contemplada na terceira fase do Programa Minas Para Sempre busca recuperar não somente a parte material de uma igreja que significa tanto para o seu povoado: a restauração também conecta o passado com o futuro de São Bartolomeu.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Fotos: Francisco Luz / Semente
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601