Publicado em: 18/10/2024
111

Projeto de Combate a Incêndio e Pânico do Complexo Cultural APM-DIMUS

Execução desse projeto, prévia à realização de obras, deverá abranger segurança e acessibilidade do complexo cultural, cujos edifícios custodiam acervos de notoriedade nacional e internacional

O complexo cultural Arquivo Público Mineiro (APM)-DIMUS conta com cinco edificações no seu conjunto arquitetônico, sendo dois casarões que remetem às primeiras construções da nova capital mineira, por volta de 1898, ambos tombados pelo Patrimônio. Com acervo proeminente entre os pares no país, o APM contabiliza hoje mais de 2km de documentos, 7 milhões de páginas, 3,2 mil mapas e quase 23 mil fotografias, entre outras raridades, recebendo um número superior a 20 mil visitantes por ano. Diante da falta de mecanismo de proteção quanto aos meios de combate a incêndio e pânico no complexo, o presente projeto visa realizar obras de reforma e estrutura de segurança e acessibilidade.

No acervo, destacam-se ainda a arte sacra, a pinacoteca e a coleção APM, incluindo um lingote de ouro datado de 1778, além de achados arqueológicos e bandeira dos inconfidentes do século XIX. Com essas coleções, o Arquivo e Museu Mineiro reúnem juntos o mais importante conjunto arquivístico da história mineira, cujos bens interagem com alguns eventos relevantes na história brasileira. Como os edifícios estão desassistidos, seus “tesouros” ficam em risco para serem pesquisados, visitados e conhecidos.

Torna-se necessário, portanto, que estejam abrigados em edifícios com segurança na área de prevenção e combate à incêndio e pânico, com acessibilidade. A proposta passa pelo desenvolvimento de tais obras com o projeto já existente e aprovado. Assim, disponibilizar o espaço do complexo cultural em condições ideais de segurança para o público e acervo, respeitando as normas em vigor para recebimento do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) pela corporação.

Esse projeto foi contemplado via Semente na 3ª fase do Programa Minas para Sempre, com recursos de medida compensatória ambiental estabelecida em cumprimento da cláusula 4ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004- 90.2021.8.13.0024.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro - ACAPM

Data de Início: 09 de setembro de 2024

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 978.100,00

Período de Execução: 7 meses

Status: Em andamento

 

Foto: APM é responsável por recolher, organizar e preservar documentos do Poder Executivo do estado, além de arquivos privados de interesse coletivo. Reprodução | Secult MG

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: