Objetivo é desenvolver ações pela preservação e valorização do acervo do memorial. Segunda fase deverá contemplar elaboração de site e produção de projetos arquitetônicos e de conservação, entre outros
Em 2024, o Memorial Casa de Afonso Pena (MCAP) completou 40 anos, com um acervo formado por cerca de 29 mil exemplares. Desde a sua fundação, porém, a casa enfrenta dificuldades para torná-lo acessível à consulta da população. A partir de diagnóstico elaborado na Fase 1 do projeto foi possível avaliar a dimensão de alguns dos principais problemas do MCAP, de modo que a Fase 2 tem como focos a construção de novo site; elaboração de projetos arquitetônicos e de conservação; guarda e restauração do acervo; e preparação, higienização e digitalização de três obras raras – uma delas composta por 16 volumes.
Além disso, incluem-se 13 obras da área do Direito Penal, digitalização de 150 teses e dissertações, fotografia e restauro digital de 16 quadros de formandos, 63 de pinturas e 6 álbuns de fotografias, todos pertencentes ao MCAP. Por fim, deverá ser produzido conteúdo referente ao seu acervo para divulgação comunicacional do projeto, com a realização de piloto de webserie com cinco episódios.
Antes prevista para ser realizada em quatro fases, o intuito agora, após concluída a primeira, é otimizar a iniciativa para três, concentrando mais atividades em cada fase. O objetivo geral, portanto, é o de propor ações pela guarda, preservação e acesso ao importante acervo histórico-cultural pertencente ao MCAP, situado na Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG, ampliando o conhecimento da sociedade civil sobre o mesmo.
Essa proposta foi contemplada com recursos oriundos – da reparação a danos a interesses coletivos – indicados pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Econômica e Tributária (CAOET/MPMG), em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG-0024.23.007383-5.
Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais e do país. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do Terceiro Setor.
No Instagram, siga: @novosemente.
Proponente: Associação Voz
Data de Início: 20/01/2025
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 1.031.300,00
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Fotos da Fase 1: Reprodução/Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604