Projeto prevê, em caráter de urgência, a implementação de contenções para as encostas em risco de deslizamento e a reabilitação de edificações existentes no local
Desde 2019, o território tradicional do Manzo Ngunzo Kaiango, em Santa Luzia, enfrenta situações de risco geotécnico na divisa lateral esquerda e na sua divisa de fundos. Além dessas circunstâncias emergenciais, as edificações no quilombo demandam reabilitações de naturezas diversas, tendo em vista o atual estado de conservação. Há inadequações de infraestrutura, mas também em sistemas elétricos e hidrossanitários, bem como deficiências nas coberturas e falta de acessibilidade nos termos da legislação vigente.
Pensando nisso, a proposta contemplada após seleção via Semente visa implementar contenções para as encostas em risco de deslizamento e a reabilitação das edificações, que demandam adequações espaciais, infraestruturais e de acessibilidade, entre outras. Essa implementação se dará em consonância com as necessidades apresentadas pela comunidade para a readequação espacial de suas atividades.
Ainda sobre as edificações, a instituição proponente do projeto aponta que, por se tratarem de autoconstruções ou construções coletivas, falta apoio técnico e requisitos de desempenho comumente associados às moradas de uso coletivo. As patologias existentes impactam diretamente no desempenho das edificações e, portanto, nas práticas socioculturais que ali têm lugar. A importância do território é, inclusive, institucionalmente reconhecida – há certificação da Fundação Cultural Palmares, de 2007, e o registro pelo Iepha-MG como Patrimônio Imaterial, em 2018.
As intervenções pretendidas justificam-se a partir da necessidade de valorização das manifestações sociais representadas pelo Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango, conservando suas heranças culturais e imateriais em geral. Esse projeto faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado em cumprimento ao disposto na cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da ação civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a história do Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram: @novosemente.
*
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Município de execução: Santa Luzia
Orçamento do Projeto: R$ 655.000,00
Período de Execução: 15 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604