Publicado em: 03/04/2024
80

Reestruturação do Museu Histórico Municipal de Paracatu

Ideia é possibilitar, por meio de uma nova estrutura, o crescimento do museu em suas atividades internas e externas. Com isso, torná-lo referência cultural, educacional e de boas práticas na região noroeste do estado

O Museu Histórico Municipal de Paracatu, ou Pedro Salazar Moscoso da Veiga, é datado de 1903 e goza de relevância histórica e turística, local e regional. Ele representa uma das três únicas instituições museológicas existentes na extensa área do Noroeste mineiro – as outras estão em João Pinheiro e Unaí. Apesar de se tratar de um dos locais mais visitados de Paracatu, a edificação carece de infraestrutura adequada em informática e nos espaços de trabalho, entre outros problemas. O presente projeto visa, portanto, a reestruturação da instituição, buscando alavancar suas atividades internas e externas.

A execução da proposta, contemplada via Plataforma Semente em dezembro passado, envolve a criação de uma nova exposição de longa duração, com melhor organização nos parâmetros museológicos e de acessibilidade. Isso inclui aspectos relacionados ao mobiliário, instalação e serviços gráficos. Além disso, a adequação de uma sala para a reserva e processamento técnicos, do mobiliário e material, com o armazenamento, tratamento e conservação dos objetos fora de exposição.

Nessa reestruturação, com a preservação dos acervos museológicos, a ideia é torná-lo referência cultural, educacional, turística e de boas práticas na região Noroeste. Essa proposta foi contemplada na 2ª fase do Programa Minas Para Sempre, em cumprimento da cláusula 16 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 0056483-78.2011.8.13.0470.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu

Data de Início: 20 de março de 2024

Município de Execução: Paracatu

Orçamento do Projeto: R$ 626.000,00

Período de Execução: 6 meses

Status: Em andamento

 

Foto: Reprodução/Paracatu.net

Prestação de contas

Programa Minas para Sempre - Fase II

Conceitos e curiosidades sobre os projetos contemplados.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: