Publicado em: 25/03/2024
63

Restaura - Igreja Matriz de Bom Sucesso

Ação em prol da Igreja Matriz de Caeté apresenta a descupinização e restauração do retábulo, forro e piso, além de favorecer a conservação preventiva dos elementos artísticos

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté, representa um exemplar singular da arquitetura setecentista. Projetada na primeira metade do século XVIII, trata-se de um bem cultural de tombamento federal, além de apropriação local e regional. A edificação é referência na região em espaço construído, sagrado ou mesmo no uso coletivo de memórias da história do município. Apesar dessa representatividade, seu estado atual passa por intempéries diversas, sendo necessárias manutenções técnicas e especializadas pela preservação da igreja matriz.

Entre os problemas que carecem de restauro, destacam-se rachaduras e desnivelamentos nas tábuas entalhadas, bem como a presença de agentes biológicos, como cupins, responsáveis por deteriorar os pisos e elementos artísticos. Ao executar tal projeto de restauração, concomitantemente ao de iluminação, o objetivo também passa pela preservação de um patrimônio cultural do estado, com ações de conservação preventiva.

O restauro do retábulo, forro e piso da edificação, além da sua descupinização, deverá seguir padrões e preceitos atuais da sociedade, com baixo impacto arquitetônico e ambiental, gerando maior apelo cultural à comunidade e região em geral. Essa proposta foi contemplada na 2ª fase do Programa Minas Para Sempre, em cumprimento da cláusula 4ª do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação de Desenvolvimento Regional Integral - ADERI

Data de Início: 05 de março de 2024

Município de Execução: Caeté

Orçamento do Projeto: R$ 763.400,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

 

Foto: Reprodução | ipatrimonio.org/caete-igreja-matriz-de-nossa-senhora-do-bonsucesso

Prestação de contas

Programa Minas para Sempre - Fase II

Conceitos e curiosidades sobre os projetos contemplados.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: