Publicado em: 16/02/2024
97

Restauração da Casa de Memória do Vale do São Francisco, em Januária-MG (Primeira Etapa)

Revitalização do bem passa pela correção de patologias existentes na estrutura física da edificação, em caráter emergencial. Ação inclui a recuperação da cobertura e seus elementos de drenagem pluvial

A Casa da Memória do Vale do São Francisco foi edificada em 1910 e posteriormente tombada pela Prefeitura Municipal de Januária-MG, devido à sua importância cultural para a cidade. O imóvel de dois pavimentos abrigou diversas atividades de uso público e coletivo no município, como Fórum, cadeia e casa de memória. Atualmente, ele se encontra em estado avançado de degradação, apresentando danos na cobertura e nas instalações elétricas, entre outros comprometimentos. Há, portanto, necessidade urgente de reparos preventivos para proteger e perpetuar o patrimônio e seu acervo.

Construído em estilo eclético, o imóvel apresenta volumetria sólida e compacta, típica das casas de cadeia. Segundo o proponente da iniciativa, Joaquim Artes e Ofícios, a importância dessa proposta se justifica não somente pela relevância do bem arquitetônico, mas também como patrimônio cultural que faz parte da história da cidade. Ele contribui na identidade local e relações de pertencimento da comunidade, além do fomento econômico local com o desenvolvimento cultural e turístico que pode proporcionar.

Com a execução das obras, pretende-se sanar os fatores de degradação da cobertura, garantindo sua estanqueidade, e revisar as instalações elétricas de modo preventivo, a fim de promover a salvaguarda e segurança do patrimônio cultural. Essa proposta foi contemplada na 2ª fase do Programa Minas Para Sempre, em cumprimento do parágrafo segundo da Cláusula Segunda do Termo de Compromisso celebrado no IC nº 0027.23.000877-6.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Joaquim Artes e Ofícios

Data de Início: 09 de fevereiro de 2024

Município de Execução: Januária

Orçamento do Projeto: R$ 1.000.000,00

Período de Execução: 10 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: