Publicado em: 27/03/2024
74

Restauração da Igreja São Sebastião do Pouso Alegre

Projeto visa restaurar a Igreja São Sebastião do Pouso Alegre e o cemitério relacionado, localizados na região rural do Pouso Alegre, em Paracatu

A Igreja São Sebastião do Pouso Alegre, construída no final do século XIX, foi tombada como patrimônio municipal em 1958. Em 2021, o imóvel foi consumido pelo fogo, em ato supostamente intencional. A reconstrução proposta irá beneficiar especialmente a região de Paracatu, que receberá de volta um bem singular de valor histórico e cultural. A obra deverá ser executada zelando pela estrutura remanescente da edificação, assim como pela memória da igreja.

Além da estrutura a ser refeita, serão revitalizados seus elementos internos e o cemitério pertencente ao terreno da igreja, que também compõe o patrimônio cultural, fortalecendo os costumes e religiosidade locais. O projeto buscará ainda adotar, para que se evite uma mera reconstrução histórica, o princípio da preservação máxima da matéria, com o reaproveitamento das esquadrias e alvenarias. Já os elementos faltantes serão refeitos baseados em registros documentais, obedecendo às dimensões, forma e materiais originais.

Por sua vez, novos elementos, na ausência de registros que forneçam indícios anteriores, serão escolhidos sob aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu (COMPHAP), preferencialmente com consulta à população local. Essa proposta foi contemplada na 2ª fase do Programa Minas Para Sempre, via Plataforma Semente, em cumprimento da cláusula 16 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 0056483-78.2011.8.13.0470.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Prefeitura Municipal de Paracatu

Data de Início: 11 de março de 2024

Município de Execução: Paracatu

Orçamento do Projeto: R$ 1.727.250,00

Período de Execução: 12 meses

Status: Em andamento

Prestação de contas

Programa Minas para Sempre - Fase II

Conceitos e curiosidades sobre os projetos contemplados.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: