Objetivo é recuperar e revitalizar a igreja matriz de Milho Verde, distrito de Serro, sanando os fatores de degradação dos seus elementos arquitetônicos e valorizando o patrimônio cultural
Paisagens naturais, manifestações culturais e a ocupação da região do Serro Frio, em virtude de suas riquezas minerais de ouro e diamante. O antigo arraial de Milho Verde, distrito de Serro-MG, tem sua história misturada à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século XVIII. É de lá, inclusive, o registro de batismo da aclamada Chica da Silva, realizado em 1734. A igreja, tombada pelo Iepha-MG em decreto de 1980, apresenta rico ornamento, incluindo peças típicas do rococó e elementos quase intactos, como o piso em campas. Atualmente, porém, o bem apresenta patologias que pedem reparos para garantir sua integridade física.
De acordo com o proponente do projeto contemplado via Plataforma Semente no último mês de julho, é necessário o escoramento emergencial da igreja, além de revisões e adequações projetuais prévias aos serviços de recuperação estrutural e de coberturas, incluindo seus elementos arquitetônicos, bem como de manutenção e implementação de infraestruturas. Tudo isso para restabelecer sua imagem e materialidade.
A restauração arquitetônica da igreja matriz passa, portanto, pela resolução das patologias presentes na sua estrutura, alvenaria e coberturas. A proposta atende, especialmente, aos anseios da comunidade local e dos órgãos responsáveis pela política de preservação do patrimônio cultural. Seu público-alvo compreende a população de toda a região, com destaque para a prefeitura municipal de Serro, Secretaria Municipal de Cultura, turistas, associações locais e os conselhos e instituições ligadas à defesa do patrimônio de Minas Gerais.
Esse projeto faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado em cumprimento ao disposto na cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da ação civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Clique AQUI e conheça outro projeto contemplado referente ao Programa, no município mineiro de Chapada do Norte.
Sobre o Semente
O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de propostas de relevância socioambiental apresentadas por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Município de execução: Serro
Orçamento do Projeto: R$ 2.344.000,00
Período de Execução: 18 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 03/09/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 07/11/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 05/08/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 21/05/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 10/04/2024.
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604