Estado de conservação atual da edificação, tombada por decreto municipal, exige intervenções restaurativas de naturezas diversas, relacionadas a sua infraestrutura e estanqueidade de coberturas, entre outras
O Antigo Prédio da Prefeitura Municipal de Grão Mogol-MG, construído no final do século XIX, foi utilizado como residência de famílias diversas até o início da década de 1960, quando foi adquirido pelo município e posteriormente adequado à Sede da Prefeitura. O presente projeto propõe a restauração imediata da sua edificação, que apresenta inadequações infraestruturais e nas suas coberturas, entre outras, impactando diretamente na sua condição.
As obras de restauração arquitetônica envolvem reabilitações na estrutura, alvenarias, revestimentos, coberturas e forros, com a implementação de adequadas instalações prediais. No “Dossiê para Tombamento do Centro Histórico de Grão Mogol”, de autoria do Iepha-MG, consta que a edificação era antiga residência de um juiz e posteriormente sede da prefeitura, pertencente ao Conjunto Edificado da Rua Cristiano Rello (era Rua Direita) e relacionada aos imóveis a receberem tombamento específico.
Anteriormente à proteção estadual, o antigo prédio foi legitimado pela comunidade local por meio da Prefeitura, com o tombamento constante no decreto nº 0007/2001. Nesse contexto, as intervenções restaurativas fazem jus ao restabelecimento do imóvel à população em geral. Esse projeto faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado em cumprimento do disposto na cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº. 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
*
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Município de execução: Grão Mogol
Orçamento do Projeto: R$ 824.000,00
Período de Execução: 15 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Foto: Centro histórico de Grão Mogol, com população estimada em 17 mil habitantes, é tombado pelo patrimônio estadual (Iepha/MG - Divulgação).
Plano de monitoramento
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 27/02/2024.
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604