Antigo palacete residencial localizado no Centro de Guaxupé será convertido em um centro de cultura, visitação e encontros
Presença marcante na paisagem urbana de Guaxupé, o Palácio das Águias faz parte da memória coletiva e do imaginário da cidade. Atualmente, o local entra-se em ruínas e não atende mais seu propósito original, de server como residência para a família Puntel. O projeto "Revitalização e Restauro do Palácio das Águias" pretende transformar o prédio em um espaço cultural para a comunidade.
A proposta é trabalhada em duas fases, que ocorrerão simultaneamente. A primeira engloba a reforma da estrutura, cobertura, alvenaria, pisos, forros, esquadrias e instalações elétricas e hidráulicas. Na segunda, o trabalho ocorre na pintura, luminotécnico e paisagismo.
Como sempre foi uma residência particular, o Palácio nunca esteve aberto à visitação dos guaxupeanos, o que confere um ar de "mistério" ao prédio. O projeto "Revitalização e Restauro" contempla a recuperação da sua integridade estrutural e de elementos decorativos, garantindo a infraestrutura necessária para receber o público da cidade como um espaço de cultura e visitação.
A casa possui espaços suficientes para diversos formatos de exposição, seminários e encontros. Deverá abrigar ainda, o memorial do café, das orquídeas e das abelhas, além de sede simbólica do conselho de patrimônio e de local para eventos culturais.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500184079.2022.8.13.0024.
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Associação Guaxupeana de Defesa do Folclore
Data de Início: 20/12/2024
Município de Execução: Guaxupé
Bacia Hidrográfica: Bacia do Rio Grande
Orçamento do Projeto: R$ 1.435.000,00 (fase 1); R$ 1.033.000,00 (fase 2)
Período de Execução: 12 meses
Status: Em andamento
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604