Apoio à formulação de políticas públicas de proteção dos peixes e desenvolvimento sustentável das comunidades será mantido por meio do projeto
A participação de comunidades ribeirinhas no processo de gestão ambiental é fomentada desde 2011 por uma parceria do Ibama com o Instituto Waita, e em 2022 a iniciativa foi contemplada via Semente com recursos destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) oriundos de medidas compensatórias ambientais. Agora, o projeto "Ribeirinhos - Ciências da pesca e gestão ambiental participativa no médio São Francisco" entra em uma nova fase.
Formada exclusivamente por ribeirinhos, a rede de coletores de dados superou desafios ao longo destes 14 anos e mostra contribuição inestimável na preservação dos ecossistemas aquáticos do Médio São Francisco, com voz ativa nessa gestão. A aprovação da nova etapa garante a manutenção dessa rede e a possibilidade de estudos minuciosos sobre a condição reprodutiva dos peixes da região.
Com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) junto ao Instituto Waita, o alcance da educação ambiental e das pesquisas científicas que estão no escopo do projeto ganham força e ajudam a consolidar ações de sensibilização junto às comunidades. O objetivo principal do "Ribeirinhos - Ciências da pesca e gestão ambiental participativa no médio São Francisco" é de manter e fortalecer essas redes de pescadores e coletores, ajudando na conservação da biodiversidade, na recuperação das matas e na análise da situação dos estoques pesqueiros, entre outras metas.
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Waita Instituto de Pesquisa e Conservação
Data de Início: 13/10/2025
Municípios de Execução: São Francisco, Pirapora, Januária, Belo Horizonte, São Romão
Bacias Hidrográficas: Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas e Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 457.650,00
Período de Execução: 24 meses
Status: Em andamento
Foto: visita técnica a São Francisco na etapa anterior do projeto. Carolina Rodrigues/Semente
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601