Publicado em: 05/12/2023
174

Saiu na mídia: diminuição do desmatamento da Mata Atlântica

Boas notícias referentes ao meio ambiente, em meio ao Pantanal em chamas nos últimos meses, tempestades com alagamentos no Sul e risco de colapso em mina no Norte, também têm seu lugar no país, em 2023. E como têm, especialmente nestes dias de COP – a 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Dubai. Na última quarta-feira (29/11), boletim divulgado pelo Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica revelou que a área destruída do bioma diminuiu quase 60% entre os meses de janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período de 2022.

Nesses oito meses monitorados pela Fundação SOS Mata Atlântica, responsável pela divulgação dos dados, foram flagrados 9.216 hectares de floresta derrubados, queda de 59% frente aos 22.240 hectares do ano passado. Em Minas Gerais, estado responsável pela maior parte da área derrubada no país, houve também uma redução considerável de 62,4% – de 9.570 para 3.599 hectares. As atividades agrícolas são, segundo os pesquisadores, as que mais causam impactos prejudiciais ao bioma.

“Há muito ainda por fazer, mas esse é o resultado de uma recuperação das instituições do país e mesmo dos compromissos referentes à legislação ambiental”, afirma a diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a quem define a boa nova como um “suspiro” e celebra a parceria com a Plataforma Semente como relevante apoio para esse monitoramento no Estado. Isso porque foi contemplado via Plataforma, neste ano, o projeto “Mobilização em defesa da Mata Atlântica”, que visa estimular e engajar a sociedade, por meio de práticas diversas da Fundação, contra o desmatamento e pela restauração florestal em Minas.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM NA ÍNTEGRA


Semente

Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.

 

 

Reprodução: JH/Globoplay

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: