Publicado em: 01/08/2025
84

Serra da Piedade Virtual leva história e fé de Minas para o mundo inteiro

Projeto viabilizado pelo Semente e MPMG lançou aplicativo para smartphones no dia 31 de julho


A 1.740 metros acima do nível do mar, a Basílica de Nossa Senhora da Piedade é um espaço de contrastes: erguida no ponto mais alto da Serra da Piedade, a igreja construída no século XVIII é considerada a menor basílica do mundo – e guarda, em seu interior, a imagem da Padroeira de Minas Gerais, obra de Aleijadinho. Palco de peregrinações há mais de 250 anos, o local que une fé e natureza agora pode ser conhecido, explorado e preservado de qualquer lugar do mundo com o lançamento do aplicativo
"Serra da Piedade Virtual". Produzido pelo projeto de mesmo nome, viabilizado pelo Semente com recursos de medidas compensatórias destinadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o app já pode ser baixado em smartphones pela App Store e pelo Google Play.

O evento de lançamento do aplicativo, na última quinta-feira (31/7), ocorreu em uma data marcante para o Santuário: o Jubileu de 65 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais, celebrado nesta data em 1960 pelo Papa João XXIII. Momento oportunamente escolhido pela Associação de Desenvolvimento Integral (ADERI), proponente da iniciativa, junto da Arquidiocese de Belo Horizonte e pela PUC Minas, que desenvolveu o material virtual.

Responsável pela equipe que tocou o aplicativo, o professor da PUC, Miguel Andrade, comentou o escopo do trabalho para entregar um serviço que revelasse os detalhes da Serra da Piedade – desde o viés da fé até o cuidado com a preservação dos Espaços Territoriais Especialmente Protegidos (ETEPs): "Nós analisamos, inicialmente, apps de vários parques e cidades pelo mundo. Saímos de um leque de 30 exemplos e fomos diminuindo isso até chegar em três, que serviram como exemplo. Mas fizemos questão de mostrar algo nosso, que tivesse as características únicas que encontramos aqui".

Conhecimento acessível a todos

O Promotor de Justiça Marcelo Maffra, Coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC), destacou como a parceria do MPMG com o CeMAIS, por meio do Semente, foi fundamental para "disseminar o conhecimento" sobre um local tão marcante para a história e a tradição dos mineiros. "Isso desperta nas pessoas a necessidade de proteger. Para proteger, nós precisamos conhecer. O aplicativo vai agregar na difusão desse conhecimento. Nada substitui a preservação presencial, que nos faz sentir a energia de estar aqui, mas toda essa riqueza agora fica ainda mais acessível a todos que querem conhecer a Serra da Piedade. Principalmente dentro deste conceito de ecomuseu, e a palavra de ordem é 'integração'", destacou M. Maffra.

A parceria com o MPMG foi celebrada também por Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS, que ressaltou a aproximação e o diálogo com as Organizações da Sociedade Civil para contemplar propostas como o "Serra da Piedade Virtual". "Nossa missão é promover este diálogo e viabilizar projetos. Nossa equipe cobra resultados, mas também colabora para executá-los, e agora vemos isso aqui: o aplicativo vai levar ao mundo nosso patrimônio, nossa história e nossa natureza", comemorou.

Experiências interativas

Desenvolvido com o propósito de promover em ambiente virtual a educação para o patrimônio e a interpretação ambiental, o app abrange conteúdos diversos da Serra da Piedade, como fauna, flora, formação geológica e áreas protegidas, trazendo também relevantes informações sobre o Santuário da Piedade, como espaço de espiritualidade.

E ele é interativo: ao fazer uma trilha, o usuário poderá ler QR codes ao longo do caminho, sendo redirecionado para conteúdos de interpretação ambiental do local. A leitura dos conteúdos e a conclusão das trilhas são gamificados, tornando a experiência ainda mais interessante. O app é ativo e inclusivo, contribuindo para integrar as dimensões relacionadas à Serra da Piedade, com conhecimento qualificado na gestão de seus territórios.

Sobre o Semente

O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

No Instagram: @novosemente.

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: