Publicado em: 29/10/2024
41

Sondar - Desenvolvimento tecnológico de melhorias e manutenção da plataforma

Nova etapa do programa busca evolução da plataforma, que oferece funcionalidades para participação da comunidade, pesquisadores, professores e demais pessoas que desejam colaborar com a proteção do patrimônio cultural

O Sondar é um aplicativo, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de auxiliar e agilizar na investigação de bens culturais desaparecidos. Desde sua concepção, o projeto provou-se fundamental para a comunidade mineira na proteção e recuperação do patrimônio cultural do Estado — que vive situação preocupante, com diversas peças históricas e artísticas ainda desaparecidas.

Com cerca de 10 mil acessos mensais após mais de um ano de atividade, a plataforma busca manter a implementação de melhorias para transformar a situação atual, de dificuldade e lentidão nas investigações, para um cenário de eficiência na proteção do patrimônio cultural mineiro. Com o aprimoramento do sistema, a expectativa é de facilitar a identificação e a recuperação de objetos desaparecidos e contribuir para a preservação da memória de Minas Gerais.

Além disso, o Sondar também tem como meta fomentar a participação ativa da comunidade, acadêmicos e autoridades religiosas no processo, criando um esforço colaborativo que potencializa os resultados e reforça a conscientização sobre a história cultural. A evolução contínua do sistema é essencial para enfrentar os desafios tecnológicos e operacionais, assegurando que a proteção do patrimônio mineiro seja eficaz e criando um ambiente em que a gestão e investigação de bens culturais desaparecidos sejam realizadas com maior qualidade.

O Sondar oferece, portanto, uma solução inovadora para recuperar, proteger e preservar a história do estado – e também conscientizar a população sobre a importância de manter viva a cultura local. Essa proposta foi viabilizada por meio do Semente, em cumprimento das cláusulas 7 e 7.2 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 500184079.2022.8.13.0024.

Leia também:

Semente

O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep/UFMG)

Data de Início: 1º de outubro de 2024

Municípios de Execução: Referentes às Bacias do Alto do Rio São Francisco, Rio Doce, Rio Grande, Rio Paraíba do Sul, Rios Jequitinhonha e Mucuri, Rios Paracatu e Urucuia, Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Rios Verde Grande e Pardo de Minas e Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba

Orçamento do Projeto: R$ 152.000,00

Período de Execução: 6 meses

Status: Em andamento

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: