Projeto visa apoiar organizações de catadores de materiais recicláveis, com a aquisição de itens e serviços necessários à manutenção do seu trabalho e melhorias no planejamento e execução de eventos com a inclusão dos catadores
Com o bem-sucedido exemplo do projeto “ReciclaBelô!”, na coleta de materiais recicláveis durante o Carnaval de Belo Horizonte no último mês de fevereiro, a presente proposta foi elaborada para prosseguir no apoio ao trabalho desses catadores. Isso será feito com a aquisição de cestas básicas, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), além da manutenção de caminhão utilizado na coleta e a organização de um encontro entre os trabalhadores.
Os catadores, associados e cooperados envolvidos na execução do “ReciclaBelô!” realizaram a seleção, prensagem e comercialização dos materiais como matéria-prima para empresas na cadeia da reciclagem. Essa é a única fonte de renda para a maioria desses trabalhadores, cujas funções têm significativo impacto socioambiental. Por isso, a realização deste projeto se justifica pela necessidade de apoiar as atividades dos catadores, que ainda lidam com a queda nos preços dos materiais recicláveis e a insegurança alimentar, entre outras questões.
Vale lembrar também que a renda proveniente dessa atividade reforça o reconhecimento dos catadores enquanto agentes ambientais. Além disso, durante o “ReciclaBelô!”, foram identificadas demandas de construção de estratégias para maior envolvimento dos autônomos no debate sobre o planejamento e organização de grandes eventos anuais na cidade. Isso justifica a realização de um café para melhor discussão das ações realizadas no Carnaval mais recente. A proposta “Valorização dos catadores e responsabilidade socioambiental” foi contemplada via Plataforma Semente, com recursos de medidas compensatórias ambientais.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos socioambientais de instituições do terceiro setor. Para tanto, utiliza-se uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.
Proponente: COOPERSOLI - Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região
Data de Início: 19 de agosto de 2024
Município de Execução: Belo Horizonte
Orçamento do Projeto: R$ 187.995,00
Período de Execução: 3 meses
Status: Em andamento
Foto/capa: Maurício Costa
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604