Alunos receberam certificados na última quinta-feira (10), como parte do projeto de Qualificação Profissional e Restauração Arquitetônica e Artística da Igreja Matriz de Santo Amaro
A comunidade de Brumal, no município de Santa Bárbara, teve a oportunidade de celebrar um momento importante na preservação do seu patrimônio histórico e cultural na última semana. Uma cerimônia, realizada na quinta-feira (10), comemorou a formatura de 13 alunos da região no Curso de Qualificação Profissional em Preservação e Conservação de Bens Culturais. O evento faz parte do projeto "Qualificação Profissional e Restauração Arquitetônica e Artística da Igreja Matriz de Santo Amaro", que integra a primeira fase do Programa Minas Para Sempre.
O curso foi ministrado pelo Joaquim Artes e Ofícios, proponente da iniciativa de restauração da Matriz. A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de representantes da comunidade, da Paróquia de Santo Amaro e da Secretaria de Cultura de Santa Bárbara. Maria Letícia Ticle, supervisora de Patrimônio Cultural do Semente, representou a plataforma no evento.
Além de receberem os certificados, os alunos puderam mostrar à comunidade e às suas famílias o trabalho realizado em maquetes durante a formação. Com a conclusão do curso, os participantes agora estão capacitados nos conhecimentos e técnicas essenciais para a preservação do patrimônio cultural, podendo beneficiar a própria comunidade com atividades que ajudem a restaurar os prédios e espaços históricos.
"É importante para valorização do trabalho de quem está dentro da obra e também da comunidade. Os alunos fazem esta ponte, o que facilita o trabalho de quem está no canteiro e também quem está do lado de fora, ajudando a monitorar", explica Danielle Xavier, coordenadora pedagógica do curso.
Essa valorização também foi citada pelos alunos, como destaca Cleonice do Rosário Paes Pereira. "Fui motivada pelo interesse de cuidar do patrimônio e a oportunidade de sair de dentro de casa, conhecer pessoas maravilhosas e aprender algo novo, com tudo que está envolvido. Pude abrir a mente", comemora.
Fotos: Natália Morita/Semente
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604