Publicado em: 15/01/2026
20

Projeto Cativeiro leva educação ambiental para municípios do Alto Paranaíba

Tecnologia de realidade virtual busca conscientizar o público sobre os impactos do tráfico de animais silvestres no Brasil

 

Depois de passar por diferentes regiões de Minas Gerais desde 2024, o projeto "Cativeiro" estará no Alto Paranaíba em 2026. Proposta pelo Instituto Arbo, a iniciativa viabilizada por meio do Semente utiliza a tecnologia para conscientizar comunidades de todo o estado a respeito do tráfico de animais silvestres pelo país, com uma experiência imersiva que sensibiliza o público. No ano passado, escolas públicas de Barão do Cocais e Bom Jesus de Amparo, entre outras, receberam a visita da proposta.

Com o uso de óculos de realidade virtual, o espectador assiste ao filme em 3D que o coloca no lugar de Migalha, um pássaro silvestre que vivencia a captura, o tráfico e a vida em cativeiro. A trama conta com toda a cadeia ilegal até que a ave é levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-MG) após passar mal, e as atendentes do centro atuam para readaptá-lo à vida livre.

O projeto é prioritariamente executado em escolas, com foco em estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, sendo também realizado em espaços públicos. Em sala de aula, além do filme, são desenvolvidas atividades pedagógicas para envolvimento e compartilhamento de informações acerca dos animais silvestres, legislação ambiental e conservação da fauna.

As atividades serão realizadas ao longo do ano de 2026, com ações previstas nos municípios de Arapuá, Biquinhas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Matutina, Morada Nova de Minas, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Três Marias e Varjão de Minas.

No ano passado, o Semente acompanhou a ação do Arbo em parques municipais na capital. Relembre a experiência!

 

Saiba mais sobre o projeto "Cativeiro":



Sobre o Semente

O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

No Instagram: @novosemente.

 

Com informações da ASCOM/MPMG

Foto de capa: trailer do filme Cativeiro

Realizadores

Endereço

Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036

Contato

31 3370-6601
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: