Publicado em: 26/11/2023
597

Resgate de animais silvestres: saiba como encaminhar

SOS Silvestres, projeto proposto pelo Instituto Waita contemplado via Plataforma Semente em março deste ano, atende chamados, orienta cidadãos e resgata animais silvestre em risco

A natureza é o lar do animal silvestre e é lá que ele deve viver. Nos últimos meses, representantes da Plataforma Semente receberam contatos diversos de pessoas interessadas na “devolução” de animais perdidos e vulneráveis aos seus habitats naturais. Os chamados envolvem a Região Metropolitana de Belo Horizonte e são encaminhados ao Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, responsável pelo resgate e reintrodução desses animais à natureza.

De um ano para cá, o Semente contemplou dois projetos propostos pelo Waita nesse contexto. O primeiro, “SOS Silvestres – Resgate de animais silvestres”, foi contemplado em março e representa a continuidade de outro projeto do gênero, o “SOS Animais BH”, responsável por esse recolhimento nos últimos três anos. Estima-se que o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Belo Horizonte (CETAS/BH), para onde os silvestres são encaminhados, receba anualmente de 6 a 10 mil animais. O crescimento demográfico e a fragmentação dos habitats estão entre os fatores associados ao aumento dos bichos encontrados em situações de risco nos centros urbanos.

Já o segundo é o “Bicho Solto – de volta à natureza” e foi contemplado em dezembro passado. Os filhotes de mamíferos, especialmente, passam por um tratamento intensivo que pode levar meses após serem recolhidos. Trata-se, portanto, de ação especializada para que possam retornar à natureza, além de um monitoramento pós-soltura. A equipe de resgate do Waita atua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pode ser acionada pelo número (31) 9.9462-4867.

 

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos sociais apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram, siga @novosemente.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: