Imóvel é tombado pelo patrimônio municipal e necessita de restauração arquitetônica. Objetivo da proposta passa por garantir a proteção e integridade da casinha, dada a relevância da tipologia construtiva e memória histórica local
A Casinha Velha, situada à margem da estrada municipal que passa pelo povoado de Vargem de Santana, distrito de Santana do Paraopeba, em Belo Vale-MG, está associada à rota comercial do Vale do Paraopeba. Por isso, a existência de uma “venda” anexa ao imóvel e um dos poucos exemplares do período de sua construção, em séculos anteriores. Recentemente tombado em decreto municipal, o imóvel precisa de restauração da vedação, cobertura, piso, esquadrias e instalações, que se encontram em avançado estágio de degradação.
Entre os danos presentes na edificação, listam-se fragilidades no suporte e revestimentos com perdas, sujidade, trincas e fissuras, além do esmaecimento de pintura e apodrecimento de madeiramento, entre outros. A ideia do projeto, ao sanar tais patologias e implementar instalações prediais, hidrossanitárias e elétricas adequadas, é devolver à comunidade um espaço de uso público, a ser utilizado possivelmente como uma “casa cultural”.
A perspectiva pós-restauração indica ainda um espaço para fruição do congado e festejos da cultura local, dada sua relevância histórica para o município. Para promover a salvaguarda e valorização de tal patrimônio, a “Casinha Velha” de Vargem de Santana deverá ser restaurada sem alterações tipológicas, respeitando suas características construtivas, que a tornaram relevante no contexto da produção arquitetônica local nos primórdios do vilarejo.
Esse projeto faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado em cumprimento ao disposto na cláusula 4 do Termo de Compromisso, celebrado nos autos da ação civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS. Ela recebe projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado. No Instagram: @novosemente.
*
Proponente: Joaquim Artes e Ofícios
Município de execução: Belo Vale
Orçamento do Projeto: R$ 1.210.250,00
Período de Execução: 15 meses
Data da Contemplação: 17 de julho de 2023
Status: Em andamento
Crédito da foto: https://visitebelovale.com.br/patrimoniosmateriais
Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, no dia 4/12/2023
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604