
Nova fase do projeto analisa desafios tecnológicos enfrentados pela ferramenta que ajuda a resgatar bens culturais desaparecidos
Lançado em 2021 pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Sondar tem papel relevante no trabalho de proteção e recuperação do patrimônio cultural do estado. Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a plataforma ajuda a resgatar, de forma transparente e aberta, bens que estavam desaparecidos. O projeto "SONDAR - Business Intelligence, Georreferenciamento e Inteligência Artificial" tem o objetivo de apresentar melhorias tecnológicas e operacionais para manter o sistema operante.
LEIA MAIS SOBRE O PROJETO:
As evoluções que fazem parte desta nova etapa – Business Intelligence, Georreferenciamento e Inteligência Artificial – têm o propósito de superar limitações atuais da plataforma para tornar as investigações mais eficientes. O Business Intelligence permitirá o cruzamento de dados e a criação de relatórios dinâmicos, agilizando a resposta do MPMG a demandas sobre bens monitorados. O Georreferenciamento registrará a posição exata dos bens roubados, viabilizando pesquisas por espaços e fornecendo futuras visualizações de ocorrência.
Por sua vez, o uso de Inteligência Artificial adotará visão computacional para identificar na web itens culturais monitorados pelo Sondar que estejam à venda ilegalmente, gerando alertas e relatórios de bens suspeitos e auxiliando na recuperação. Além das melhorias tecnológicas para manter o sistema atualizada e compatível com todas as plataformas e browsers, o projeto busca incentivar a colaboração com a comunidade, acadêmicos e entidades, ampliando a conscientização sobre a proteção do patrimônio.
Esse projeto foi contemplado em cumprimento dos Termos de Compromisso celebrados nos autos dos Inquéritos Civis nº 0027.23.000875-0 e nº 0024.23.007383-5.
Sobre o Semente
O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Proponente: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)
Data de Início: 01/12/2025
Município de Execução: todo o estado
Bacias Hidrográficas: Bacia Alto do Rio São Francisco, Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Paraíba do Sul, Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, Bacia dos Rios Paracatu e Urucuia, Bacia dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Bacia dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas e Bacia dos Rios das Velhas e Paraopeba
Orçamento do Projeto: R$ 521.809,52
Período de Execução: 9 meses
Status: Em andamento
Termo de Compromisso
Plano de monitoramento
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601