Projeto de restauração do bem, construído na primeira metade do século XVIII e tombado pelo IPHAN, foi contemplado no Programa Minas para Sempre por meio do Semente/MPMG
O distrito de Brumal, em Santa Bárbara, está intimamente ligado à Igreja Matriz de Santo Amaro. Com registros históricos de sua construção a partir de 1727, o prédio serviu como ponto de referência local. E, agora, a igreja está pronta para reabrir as portas à comunidade depois de anos sem receber eventos litúrgicos. Uma cerimônia solene nessa quarta-feira (3/9) marcou a entrega do projeto "Qualificação Profissional e Restauração Arquitetônica e Artística da Igreja Matriz de Santo Amaro", contemplado no Programa Minas para Sempre.
A iniciativa, executada pelo proponente Joaquim Artes e Ofícios, atuou em duas frentes: além de trabalhar na restauração da estrutura, alvenaria, cobertura, forro e esquadrias da igreja, foi realizado um Curso de Qualificação Profissional em Preservação e Conservação de Bens Culturais. Nele, 13 alunos de Brumal se formaram nas técnicas essenciais em preservação dos patrimônios locais.
Realizado no final da tarde de quarta, o evento de entrega da Igreja de Santo Amaro contou com a presença de representantes do instituto proponente, IEPHA-MG, IPHAN, Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC/MPMG) e da Plataforma Semente, bem como de moradores da comunidade que participaram ativamente da proposta. O promotor de justiça e coordenador estadual da CPPC, Marcelo Maffra, exaltou: "Essa igreja representa muito para os moradores de Brumal, e também para todos os mineiros. É uma alegria participar deste momento tão especial".
Já a supervisora de Patrimônio Cultural do Semente, Maria Letícia Ticle ressaltou o envolvimento da comunidade ao longo da execução do projeto: "Estivemos aqui na realização do curso e foi emocionante acompanhar a formação de tantas mulheres, que seguem na área do Patrimônio Cultural. Não é uma escolha fácil, mas quando a gente faz isso não sai mais. Quero agradecer à parceria que temos, para além deste projeto, com o IEPHA, IPHAN, Joaquim. Todos nós crescemos como profissionais ao testemunhar esse importante momento para o Patrimônio do Estado".
Sobre o Semente
O Semente conecta o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Fotos: Francisco Luz/Semente
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 63, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601