Trabalho foi destacado pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público em solenidade realizada em Brasília
Pela inovação e comprometimento com a preservação do meio ambiente, celebrar iniciativas que destacam soluções para desastres, desmatamento, proteção climática, soluções tecnológicas na área ambiental, entre outras. Com esse viés, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entregou, na última quinta-feira (28/11), o Selo de Excelência Ambiental a 27 projetos realizados pelo Ministério Público brasileiro. Entre eles, o Semente foi homenageado com o "Selo de Excelência Ambiental: reconhecimento de excelência em atuações ambientais do Ministério Público", na categoria "Destaques 2024".
Nessa categoria dos destaques do ano foram agraciadas, além do Semente, três ações de relevância e impacto no enfrentamento à mineração ilegal e iniciativas de conservação e restauração da diversidade florestal (veja abaixo lista completa). Dos 27 projetos selecionados, foram incluídas essas quatro iniciativas, mais três destaques em tecnologia, dois projetos de excelência do Ministério Público do Trabalho e, por fim, 18 apresentados no programa "Diálogos Ambientais". A conselheira e presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA), responsável pela cerimônia, enfatizou que a 1ª edição do Selo de Excelência Ambiental representa o esforço incansável de profissionais que desenvolvem soluções efetivas para a proteção do patrimônio ambiental do país.
Entre os homenageados com o selo na sede do CNMP, em Brasília, há outros projetos contemplados por meio do Semente: o Novo Sondar, na categoria "Destaques em Tecnologia"; e o LEI.A | Digitalização de documentos históricos da comarca de Paracatu, na "Preservação e Licenciamento: Proteção do Patrimônio Histórico e Natural". A cerimônia marcou também a renovação de importantes parcerias na área do meio ambiente.
Prêmio CNMP 2024
Outras 27 iniciativas foram reconhecidas no Prêmio CNMP 2024, destacados na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. O MPMG foi lembrado em cinco áreas essenciais - Defesa da Saúde, do Consumidor, do Meio Ambiente e do Patrimônio Público, além da de Segurança e Inteligência. Na categoria "Diálogo com a Sociedade", o Projeto Encontro: caravana de ações socioambientais para comunidades atingidas por barragens, contemplado via Semente, figurou no 2º lugar.
Os outros foram o "Mellyssa", vencedor na categoria "Fiscalização das Políticas e Recursos Públicos"; "Painel Trilhas de Licitações", 2º em "Investigação e Inteligência"; "PRO-FISC", em "Governança e Gestão"; e "Água e Sustentabilidade", 3º lugar na categoria "Sustentabilidade".
Relembre:
Semente conquista 2º lugar em Prêmio Nacional do Ministério Público
Sobre o Semente
O Semente é hoje o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, a plataforma virtual conta com amplo acesso em todo o Estado e recebe propostas de instituições do terceiro setor. No Instagram: @novosemente.
Reconhecimento de excelência em atuações ambientais do Ministério Público
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604