Publicado em: 12/12/2024
170

Lobos do Caraça: documentário fala sobre as primeiras aparições no Santuário e relação com humanos

Lançado hoje no YouTube, vídeo é parte de projeto contemplado via Semente e aborda aquela que é tida como a mais antiga ação de educação ambiental ligada à espécie

Eles são raros de serem avistados em vida livre, mas não na região da Serra do Caraça, especialmente no seu Santuário. Mas afinal, por que exemplares do lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, sobem as escadarias e vão se alimentar em frente ao Santuário? Como isso começou?

Essa e outras histórias, com depoimentos de quem convive com a fauna, flora e comunidade próxima à Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário Caraça (RPPN Caraça), estão no documentário “O Lobo-guará e a Serra do Caraça”, lançado hoje (12/12) no YouTube, com detalhes da convivência harmoniosa entre os lobos e os visitantes da reserva.

A origem dessa relação, desde os anos 1980, vem de padres que viviam no Santuário. Por isso, o biólogo e coordenador ambiental do Santuário, Douglas Henrique da Silva, explica que a proposta do documentário é recontar a história por trás das primeiras ações realizadas há cerca de 40 anos. Além, claro, da própria trajetória dos próprios lobos-guarás que vivem na RPPN Caraça, ajudando na divulgação dos avanços nas pesquisas com os animais do local. 

"A gente quis documentar essa história pra ela não se perder ao longo do tempo. Então o filme começa fazendo essa amarração de onde a gente está, quem são as pessoas que sempre cuidaram dos lobos, do compromisso delas. E aí ele vai migrando gradativamente, mantendo a parte lúdica, mas entrando com a ciência", narra Douglas.

Ele conta ainda que a produção do filme demandou viagens diversas da equipe ao Caraça, as primeiras no início de 2024. Nesse processo, o cinegrafista Adriano Gambarini registrou o processo de captura dos lobos para pesquisa, avaliação e posterior monitoramento de indivíduos com a coleta de informações sobre eles, entre outras ações que integram o projeto "Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conservação", executado pela RPPN Caraça e contemplado via Semente no ano passado.

 

 

Semente apoia outras iniciativas na região

Além do projeto de turismo de observação do animal como conservação da espécie, no qual esse documentário está inserido, outras três propostas foram contempladas e estão diretamente ligadas à Reserva. São elas: Fogo na Serra Não; Caraça e Natureza; e Obra de Estabilização das Barragens São Luís e Tanque Grande.

"O Semente é um instrumento do Ministério Público, que auxilia os Promotores de Justiça na contemplação de projetos de cunho socioambiental, incluindo também essa parte de conservação de diversas espécies", lembrou a analista ambiental e representante da Plataforma no documentário, Carolina Bordignon.

Capa e álbum: Gamba Image

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: