Evento no Ministério Público de Minas Gerais marcou o lançamento da nova etapa do programa de preservação do patrimônio histórico e cultural do estado
Uma das principais iniciativas para a restauração e a valorização de bens culturais de Minas Gerais, o Programa Minas Para Sempre chega à Fase IV. Realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o programa contempla por meio do Semente 20 projetos, em 13 municípios mineiros, nessa nova etapa. O evento que marcou o lançamento da quarta fase foi realizado nesta quinta-feira (13/11), no Salão Azul do MPMG.
Criado em 2023, o Minas Para Sempre contemplou 36 projetos de reforma, restauro e promoção do patrimônio histórico e cultural, destinando mais de R$ 50 milhões provenientes de medidas compensatórias nas três primeiras fases. Desta vez, os recursos para as 20 iniciativas superam R$ 14 milhões, que abrangem ações de restauro, requalificação e elaboração de projetos técnicos em municípios de diversas regiões do estado. Além da capital Belo Horizonte, fazem parte Ouro Branco, Nova Lima, Santa Bárbara, Paracatu, Grão Mogol, Mariana, Patos de Minas, Serro e Januária, entre outros (veja lista completa abaixo).
O coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC), Marcelo Azevedo Maffra, destacou a importância do programa e o compromisso do MPMG com a preservação da história e da memória do estado. "O Minas para Sempre é um plano consistente para valorizar a identidade do nosso povo e perpetuar a nossa história. Ela, a história, edifica o palco das nossas vidas, nos inspira e serve como eterno lembrete, para não repetir os erros do passado. A identidade cultural é o que nos define, é o que nos faz ser o que somos e é o que nos diferencia dos demais", salientou.
A secretária estadual de Cultura e Turismo, Bárbara Barros Botega, representou o Governo de Minas no lançamento da Fase IV: "A sensibilidade do programa começa pelo nome 'Minas para Sempre'. É um nome muito simbólico que reforça a importância do projeto para as gerações de agora e um respeito às gerações que já passaram. Com isso, a gente valoriza e ensina desde já o que a gente tem de legado para as próximas gerações, para o futuro que é Minas Gerais", explicou.
Ao final, o procurador-geral de Justiça adjunto Institucional, Hugo Barros de Moura Lima, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a importância do patrimônio cultural mineiro. "É uma missão de todos cuidar do que é bom, belo e verdadeiro. Minas tem que ser para sempre. Minas faz parte de nós", frisou.
Compuseram o dispositivo de honra, além do procurador-geral de Justiça adjunto, Hugo Barros de Moura Lima, e da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Barros Botega; a secretária municipal adjunta de Cultura de Belo Horizonte, Cristina Schirmer, representando o prefeito Álvaro Damião; o coordenador do CAOMA/MPMG, Luciano Badini; o coordenador da CPPC/MPMG, Marcelo Azevedo Maffra; o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), Paulo Roberto Meireles do Nascimento; e a diretora-presidente do CEMAIS, Marcela Giovanna.
O Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.
No Instagram: @novosemente.
Fotos: Francisco Luz/Semente
Endereço
Comercial: Rua Almirante Alexandrino, 245, Gutierrez | Belo Horizonte, Minas Gerais | CEP: 30441-036Contato
31 3370-6601